terça-feira, 18 de outubro de 2011

Artigo de Opinião

 O artigo de opinião é um gênero jornalístico que se caracteriza por expressar opiniões de seus autores, ao contrário das notícias, que devem ser isentas do julgamento daqueles que as escrevem. Como o nome diz, é um gênero produzido na área jornalística para ser publicado em jornais e revistas impressos ou virtuais. Algumas vezes, o artigo de opinião também pode ser escrito para ser lido em jornais televisivos ou radiofônicos.
  Quando são publicados em jornais, os artigos costumam ocupar espaços pré-determinados, em seções ou colunas destinadas à veiculação de opiniões. Diferentemente das notícias e reportagens, os artigos de opinião não são ilustrados por imagens. Essa forma de apresentação reforça o caráter de seriedade do gênero, que já é dada por seus autores serem especialistas nos assuntos que discutem. O fato de serem escritos por especialistas já supõe, também, que serão profundos, mais longos do que as notícias, terão linguagem mais ligada ao campo de conhecimento desse especialista, menos fácil de ser universalmente compreendida. Todos esses elementos exigem um leitor mais preparado e disposto a enfrentar a leitura de textos mais complexos.
  Seus autores representam grupos sociais reconhecidos por sua atuação, como empresários, partidos políticos, áreas profissionais, sindicatos, associações de defesa do ambiente, etc. O articulista, diante de fatos que afetam o segmento social a que pertence e que provocam divergências com os demais grupos sociais, escolhe uma posição a favor ou contra possíveis encaminhamentos que esse fato possa ter para, fundamentado nela, escrever seu texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário